Diretor de jornal é preso no Burundi após publicação de matéria investigativa

Portal IMPRENSA

O diretor do jornal Arc-enciel, Tierry Ndayishimiye, foi detido pela polícia de Burundi, África, na última terça-feira (10), após ter publicado um artigo que denunciava um sistema de concessão de contrato envolvendo a Empresa Nacional de Água e Eletricidade (REGIDESCO).

De acordo com informações da Panapress, outro profissional de imprensa, Jean Claude Kavumgabu, diretor da agência independente online Netpress, foi detido pelas autoridades locais em julho deste ano, acusado de cometer delito de imprensa.

Outros quatro repórteres de rádios independentes de Burundi permaneceram presos por vários meses por terem investigado um caso de corrupção que envolvia o ex-presidente do país, Domitien Ndayizeye, e seu ex-adjunto, Alphonse-Marie Kadege.

A Federação Africana dos Jornalistas (FAJ), a Associação dos Jornalistas da África Oriental (AJAE) e a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) afirmaram que as prisões de jornalistas no Burundi são preocupantes e poderiam ser vistas como uma “campanha de intimidação orquestrada pelo governo burundês contra os órgãos de comunicação” do país.

Fonte: http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/08/11/imprensa37418.shtml

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s