Africanos solicitam a Obama libertação de presos cubanos

Luanda, Angola (PANA) – O III Encontro Africano de Solidariedade com Cuba, que reuniu durante dois dias em Luanda participantes desta ilha caribenha e de 17 países de África, apelou ao Presidente americano, Barack Obama, para intervir com vista à libertação de cinco cubanos condenados à prisão perpétua nos Estados Unidos por alegada espionagem.

Gerardo Hernandez Nordelo, René González Sehwerert, António Guerrero Rodríguez, Ramón Labanino Salazar e Fernando González Llort estão detidos nos Estados Unidos desde 12 de Setembro de 1998.

Numa carta enviada ao Presidente americano, os participantes indicaram que a “eleição e as políticas defendidas pela Administração do Presidente Barack Obama criaram imensas expetativas e grandes esperanças para a construção de um mundo melhor, livre da miséria e da ignorância, das doenças, do subdesenvolvimento e o fim do unilateralismo”.

No entanto, eles reconhecem na carta as difíceis responsabilidades que o Presidente americano tem para dar soluções aos problemas como a crise económica mundial, os conflitos armados, o aquecimento global e as armas nucleares.

Os participantes no fórum que decorreu sábado e domingo em Luanda expressaram a sua gratidão ao Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, pelo seu firme apoio ao povo de Cuba, bem como ao povo e às autoridades angolanas.

Numa moção aprovada domingo no termo da reunião, os delegados exprimiram admiração pelo povo angolano pela sua coragem e pela sua determinação na consolidação da paz e da reconstrução nacional, visando a edificação de um país próspero.

O encontro foi organizado pela Liga Angolana de Amizade e de Solidariedade com os Povos (LAASP) e pela Associação de Amizade Angola-Cuba.

Ele reuniu representantes de Angola, de Cuba, do Congo, do Quénia, de Moçambique, das ilhas Seicheles, da República Democrática do Congo, da Namíbia, da África do Sul, de São Tomé e Príncipe, da Guiné-Bissau, da Zâmbia, do Zimbabwe, do Gana, do Uganda, da Tanzânia, da Etiópia e da República Árabe Sarauí Democrática.

Fonte: http://www.panapress.com/freenewspor.asp?code=por014046&dte=13/09/2010

<!–

–>

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s