Chefe da UA está na Costa do Marfim

O presidente da Comissão da União Africana, o gabonês Jean Ping, está na Costa do Marfim para tentar mediar entre os dois políticos rivais que reivindicam a presidência do país.

A tarefa principal de Ping será tentar impedir que a Costa do Marfim regresse aos tempos da guerra civil, que dividiu o país em duas regiões.

Oito anos depois do fim das hostilidades, os antigos rebeldes das Novas Forças continuam a controlar a maior parte do norte do país e o governo central administra principalmente o sul.

Pelo menos 20 pessoas foram mortas na quinta-feira quando apoiantes de Alassane Ouattara confrontaram as forças leais a Laurent Gbagbo.

A chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, disse que a crise era da responsabilidade “das pessoas que estavam a impedir Ouattara de assumir o poder.”

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que Laurent Gbagbo terá de abandonar o poder até ao fim desta semana – sob pena de enfrentar sanções da União Europeia.

Os apoiantes de Ouattara dizem que, esta sexta-feira, vão voltar a tentar tomar o controlo da televisão estatal e de outros edifícios governamentais.

Ouattara é o homem internacionalmente reconhecido como tendo sido o vencedor das eleições presidenciais.

A sua vitória foi confirmada pela Comissão Nacional de Eleições e reconhecida pela CEDEAO, pela União Africana, pela União Europeia e pela ONU.

Contudo, a Conselho Constitucional Marfinense anulou milhares de “votos fraudulentos” de algumas assembleias da região norte – que apoia Ouattara – e declarou Gbagbo como vencedor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s