Naufrágio mata 43 imigrantes ilegais africanos na costa do Iêmen

Pelo menos 43 imigrantes africanos ilegais, na maioria etiopes, morreram afogados no naufrágio de um barco próximo à costa sulo do Iêmen, disse nesta segunda-feira (3) o Ministério do Interior do país. Outros 40 estão desaparecidos depois de um acidente com outra embarcação.

Os barcos teriam sido atingidos por ventos e ondas gigantes e foram parar na costa, segundo o comunicado, que cita a Guarda Costeira do Porto de Áden.

Um dos barcos, que levava 46 imigrantes, a maioria etíopes, foi parar na costa da província de Taez. Todas as pessoas a bordo se afogaram, exceto três somali.

O outro barco, que levava entre 35 e 40 pessoas, todos etíopes, inclusive mulheres e crianças, foi parar na costa da província de Lahiy, e ainda não se sabe o que aconteceu com os passageiros.

As buscas continuavam.

Anualmente, dezenas de milhares de etíopes e somalis fazem a perigosa travessia para o Iêmen na esperança de escapar da privação econômica, de perseguição e conflitos em seus países de origem.

Muitos costumam morrer a bordo de embarcações superlotadas e malconservadas, enquanto outros, já enfraquecidos por longas viagens do interior até a costa, morrem nas mãos de traficantes

Geralmente, os migrantes chegam de barco ao sul do Iêmen, um dos países mais pobres do mundo, antes de seguir para a fronteira com a Arábia Saudita, rica em petróleo.

O Alto Comissário para Refugiados das Nações Unidas disse em abril passado que o êxodo de somalis através do Golfo de Áden havia diminuído dramaticamente desde o começo de 2010, apesar da violência recorrente na Somália.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s