Repatriados mais de 10.000 refugiados rwandeses em 2010 – ONU

 Kinshasa – Mais de dez mil rwandeses refugiados no leste da República Democrática do Congo (RDC) foram repatriados em 2010,
indicou hoje (quarta-feira) o escritório local dos Assuntos Humanitários da ONU (Ocha).

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) facilitou em 2010 o repatriamento de 10.806 refugiados rwandeses da RDC, afirma o Ocha num comunicado, precisando que 7.666 refugiados foram repatriados a partir de Goma e 3.140 de Bukavu, capitais das provínciais do Norte e Sul-Kivu, fronteiriças com o Rwanda.

A agência da ONU sublinha por outro lado que o ACNUR também facilitou em 2010 o repatriamento de 1.087 refugiados congoleses do Burundi e 3.609 refugiados burundeses que viviam na RDC.

O Rwanda e a RDC, dois países vizinhos da região dos Grandes-Lagos na África Central, conheceram conflitos armados em meados dos anos 90, favorecendo o deslocamento massivo das populações, de um lado como do outro.

O genocídio no Rwanda em 1994 tinha provocado o pico deste êxodo em direcção à RDC. A instabilidade do leste da RDC, onde vários grupos armados causaram varios danos, provocou igualmente fluxos migratórios em direcção ao Rwanda.

Fonte: Angola Press

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s