Michelle homenageia vítimas do apartheid em Soweto, África do Sul

A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, prestou homenagem nesta quarta-feira às vítimas do apartheid ao visitar o bairro de Soweto, na África do Sul. Ela fez um pronunciamento para jovens mulheres de toda a África na igreja Regina Mundi, que se tornou um marco no levante de Soweto, em 1976, quando mais de 600 morreram em confrontos entre manifestantes negros e forças de segurança.

Michelle disse que a luta bem-sucedida contra o apartheid (regime de secregação racial sul-africano), assim como o movimento pelos direitos civis nos EUA, deveriam inspirar as mulheres africanas a superar seus problemas atuais, como a aids e a violência contra a mulher.

Na terça-feira, Michelle se encontrou com Nelson Mandela, de 92 anos, ex-presidente sul-africano e símbolo da luta antiapartheid. Segundo Michelle, Mandela parecia estar forte e feliz durante sua reunião com ela e sua família.

Mandela não é visto em público desde que foi internado no início do ano, sofrendo de uma doença respiratória. “Ele parece muito forte, parece bem e feliz. E isso foi bom de ver”, disse Michelle.

Autoridades da Casa Branca esperavam que Michelle conseguisse se encontrar com Mandela durante sua viagem, mas a reunião não foi confirmada até aproximadamente uma hora antes de acontecer. Mandela se encontrou com o presidente Obama em Washington em 2005, na época em que ele era um senador.

Em maio, Mandela visitou sua vila natal pela primeira vez desde que passou alguns dias no hospital em janeiro. Desde então, ele tem recebido atendimento médico em sua casa no subúrbio de Houghton, em Johanesburgo.

A viagem à África do Sul é a segunda solo da primeira-dama americana ao exterior desde que seu marido, o presidente Barack Obama, assumiu o cargo em janeiro de 2009. Ela viaja na companhia de suas filhas, Sasha e Malia, sua mãe, um sobrinho e uma sobrinha.

Fonte: Portal IG – Último Segundo – Postado por Mario Lira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s