Brasil firma tratados de cooperação com Argélia e República Democrática do Congo

BRASÍLIA – O Brasil firmou nesta sexta-feira dois acordos de cooperação com países africanos: um com a Argélia, de maioria árabe e localizada no norte do continente, e outro com a República Democrática do Congo, de maioria negra e localizada no centro da África. Os acordos foram assinados pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, e estabelece a cooperação entre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) com conselhos similares existentes nos dois países. O objetivo, segundo nota divulgada pela SAE, é “o intercâmbio de boas práticas e discussão de temas de interesse das nações”.

O texto diz ainda que “a parceria estabelece fórum de diálogo permanente entre as partes” e que “os países signatários poderão trocar experiências entre suas associações, empresas, sindicatos e outros órgãos da sociedade civil. Entre os temas que serão tratados estão o diálogo social como instrumento de promoção da democracia, sistema de proteção social, fontes de energia, desenvolvimento sustentável e globalização”.

Também nesta sexta-feira, com apoio do Brasil, o presidente do Conselho Nacional Econômico e Social da Argélia, Mohamed Seghir Babes, foi eleito, em Roma, presidente da Associação Internacional de Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares (Aicesis). Ele substituirá o italiano Antonio Marzano. Em nota, Moreira Franco ofereceu a colaboração brasileira ao argelino.

Fonte: Globo.com – Postado por Mario Lira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s