Lutas, desafios…

Lutas, desafios e conquistas da mulher

Nesta página pode encontrar as questões mais relevantes que afectam a mulher sob vários ângulos e abordagens.
Direitos das mulheres em 3 continentes

Três mulheres de três continentes lutam pelos mesmos objectivos: igualdade do género, direitos e empoderamento da mulher. ONU revela que as mulheres ainda têm que lutar muito pela obtenção de direitos iguais aos dos homens.

Clique aqui para ouvir o programa
Avós que cuidam dos netos orfãos devido à sida

A história de Vovó Elisa, uma octogenária moçambicana que por causa da SIDA tem a seu cargo 14 netos. A BBC falou também com Isabel Noronha, realizadora do mini-documentário “Mãe dos Netos”, a partir de um caso no sul de Moçambique.

Clique aqui para ouvir o programa
As mulheres como objectos sexuais na música

É verdade que a música pop de hoje é mais abertamente sexual? Isa Pereira pensa que a exposição sexual da mulher pode ser uma afirmação pessoal enquanto que Mingas acha que a nova geração de músicos transmite uma imagem errada da mulher.

Clique aqui para ouvir o programa
Mães Trabalhadoras

As oportunidades de emprego continuam a ser um desafio para a maioria das mães trabalhadoras. Muitos são os casos de empregadores que preferem contratar homens porque estes não podem dar à luz ou usufruir de uma licença de paternidade.

Clique aqui para ouvir o programa
Casamentos com mulheres menores de idade

As consequências destes casamentos forçados são perceptíveis na saúde das jovens. As gravidezes contraídas antes dos corpos estarem biologicamente preparados para uma gestação saudável colocam em risco a sobrevivência da mãe e do bebé.

Clique aqui para ouvir o programa
Será que a mulher deve obedecer ao seu parceiro?

Devem as mulheres da África moderna obedecer aos maridos ou parceiros? A BBC ouviu o que mulheres são tomenses e guineenses têm a dizer, tendo em conta o avanço da sociedade e a crescente independência financeira da mulher.

Clique aqui para ouvir o programa
Abortos inseguros

Todos os anos os abortos inseguros são responsáveis pela morte de dezenas de milhares de mulheres em todo o mundo, metade em África. Uma das principais dificuldades que os activistas pró-aborto enfrentam é a resistência por parte de líderes religiosos e tradicionais.

Clique aqui para ouvir o programa
Violência no namoro

Metade das vítimas de violência no namoro perdoa o agressor, de acordo com um estudo de Suzana Lucas, que analisou casos de 274 adolescentes vítimas de violência no relacionamento amoroso. A grande maioria das vítimas são mulheres.

Clique aqui para ouvir o programa
Circuncisão genital feminina na Guiné Bissau

Na Guiné-Bissau, 45% das mulheres são submetidas a esta prática na infância mas sobem de tom as vozes que se opõem ao “fanado”, como se diz no país. A Organização Mundial de Saúde da ONU refere que isto afecta dezenas de milhões de meninas no mundo.

Clique aqui para ouvir o programa
As mulheres e o futebol

Moçambique é o país que mais tem difundido o futebol entre as mulheres dos PALOP. A Federação Moçambicana de Futebol já adoptou a formação de treinadoras em todo o país. Mas a nível dos clubes, a integração está ainda longe. Angola conta também com dezenas de equipas femininas.

Clique aqui para ouvir o programa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s