Fim da visita do Presidente do Uganda a Angola

O Presidente do Uganda Yoweri Museveni terminou esta quarta-feira em Luanda uma visita de 24 horas a Angola dominada pela crise político-militar dos Grandes Lagos.

Durante a sua deslocação, Museveni reuniu-se em privado com o seu homólogo Angolano José Eduardo dos Santos, o encontro tendo-se debruçado sobre a situação vigente no Kivu-Norte, no leste da RDC, a perspectiva da cimeira internacional sobre os Grandes Lagos a ter lugar em Kampala a 6 e 7 de Agosto bem como questões de cooperação bilateral.

Confrontado com combates no leste do país envolvendo nomeadamente o movimento rebelde M23, o Presidente do Congo Democrático, Joseph Kabila, esteve recentemente em Luanda no intuito de solicitar apoio a Angola no quadro dos esforços político-diplomáticos para pôr fim a este conflito que tem impacto a nível regional.

Para além das suas consequências humanitárias, este conflito coloca em causa as relações dos países da região. A RDC acusou recentemente o Ruanda bem como o Uganda de apoiar os rebeldes dos M23 cujo avanço as tropas governamentais têm tido dificuldade em travar. Estas acusações têm sido desmentidas pelos países visados, mas ainda esta terça-feira peritos da ONU reiteraram as acusações contra Kigali. Consequência directa deste mal-estar, os Estados Unidos anunciaram na semana passada a suspensão do seu apoio financeiro ao exército do Ruanda, cujo Presidente Paul Kagamé era considerado até agora um aliado dos Americanos na região.

Fonte:http://www.portugues.rfi.fr/africa/20120801-fim-da-visita-do-presidente-do-uganda-angola

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s