Guiné-Bissau procura pôr cobro a isolamento

O Ministro das Finanças de transição da Guiné-Bissau, Abubacar Demba Dahaba, solicitou nesta quinta-feira à comunidade internacional o desbloqueio da ajuda económico-financeira ao desenvolvimento do país. Agnelo Regala, líder da União para a Mudança, defende que a saída do isolamento passa pelo retorno a alguma legalidade constitucional.

Demba Dahaba, Ministro das Finanças de transição, lançou um apelo às instituições económico-financeiras internacionais no sentido de ser levantado o bloqueio da ajuda ao desenvolvimento económico do país. Agências internacionais como o Banco Mundial congelaram as ajudas concedidas à Guiné-Bissau após a ruptura da ordem constitucional criada pelo golpe de estado de 12 de Abril.

Em declarações recolhidas pelo nosso correspondente em Bissau, Mussa Baldé, o responsável pela pasta das finanças sublinha que a ajuda aos projectos da luta contra a pobreza deve ser assegurada pois quem dela beneficia é a população.

Face ao isolamento a que a Guiné-Bissau tem sido votada, Agnelo Regala, líder da União para a Mudança, defende que é necessário dar sinais fortes à comunidade internacional de vontade do poder actual em voltar a alguma legalidade constitucional.

Para o devido efeito a União para a Mudança propôs ao Presidente de transição, Serifo Nhamadjo, que se proceda à nomeação de novas autoridades políticas e que estas sejas oriundas da bancada parlamentar maioritória, ou seja, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC).

Os detalhes desta proposta foram enunciados pelo próprio Agnelo Regala em entrevista a Miguel Martins.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s